Como Usar

Você sabe o que faz um personal stylist? Descubra aqui como funciona o trabalho desses profissionais

Já pensou em ter uma pessoa ao seu lado para dizer que tipo de roupa combina com você? Alguém que vai analisar não apenas seu tipo físico (seja pera, violão, retângulo...), mas também seu estilo e, principalmente, o jeito que você vive (o que envolve seu trabalho, hobbies, tempo que passa com a família e tudo mais que aparecer no seu dia a dia)? Essas são as funções dos personal stylists, profissionais que fazem serviço de consultoria de moda personalizada e conseguem transformar muita gata borralheira em Cinderela.

Basicamente, o método de trabalho consiste em fazer uma avaliação do perfil do cliente, conhecer e organizar o guarda-roupa, sugerir combinações entre as peças existentes e ajudar a comprar novas. Artistas, políticos e quem precisa melhorar a imagem, muitas vezes por ter alcançado um novo posto no trabalho, são os clientes mais frequentes. O preço do serviço varia de acordo com cada profissional, mas pode ficar entre R$ 400, o dia, e R$ 10 mil, o pacote.

A seguir, conheça um pouco mais quatro personal stylists que trabalham em São Paulo.


. Manu Carvalho
Com 15 anos de carreira, Manu Carvalho trabalha como stylist, figurinista e consultora de imagem. As atrizes Carolina Dieckmann e Alessandra Negrini são algumas das celebridades que já contaram com a ajuda dela na hora de se vestir.
Os clientes são... Profissionais em fases cruciais em suas carreiras.
Como funciona: “vou com os clientes às lojas para ensiná-los a consumir sozinhos, o que olhar na frente do espelho, como priorizar as necessidades, como fazer o cálculo da relação custo vs. beneficio...”, conta.


. Lara Gerin

Ex-modelo, Lara iniciou sua carreira como stylist em 1994 e, desde então, trabalhou com diversas celebridades, como a Xuxa, Sandy e Júnior, além de assinar o figurino de inúmeros comerciais, novelas e editoriais de revistas importantes. Ah, Lara também é Dj!
Os clientes são... Todo mundo, independente de ser famoso ou não.
Como funciona: “sou honesta no preço que cobro [por diária] e meu primeiro passo é trabalhar o guarda-roupa do meu cliente”, conta.

. Chris Francini e Paula Martins

Formadas em Jornalismo e Moda, respectivamente, Chris e Paula criaram uma agência em que desenvolvem coleções para o varejo e prestam consultoria de moda. Elas também ministram cursos e palestras sobre o assunto.
Os clientes são...  Pessoas em geral e corporativos (a dupla presta consultoria para a Rede Record e para marcas como C&A e Track and Field).
Como funciona: “se o cliente não quiser ir às lojas fazer compras, levamos as produções para a casa dele”, afirma Paula.

. Cristina Zanetti e Fernanda Resende

Formandas em Engenharia e Direito, Cris e Fernanda optaram pela consultoria de moda em 2003 e não pararam mais. É delas o blog Oficina de Estilo.
Os clientes são...  Gente da vida real.
Como funciona: montam um dossiê com cerca de 30 looks que faz as vezes de um guia de consultas. “Preferimos que eles aprendam na prática, as pessoas têm particularidades e não podem ficar presas a regras”, diz Cristina.

Notícias Relacionadas

Compartilhe este conteúdo

Enviar por E-mail