Moda

João Pimenta . inverno 2012

.Como foi o verão 2012: no verão de João Pimenta, as pregas e franzidos em moulage ajustaram ao corpo peças amplas. Calças pregueadas de cintura marcada dos ternos com casacos, de ombros mais caídos. Bodies inteiriços e transparentes traziam bordados-tatuagem de brilhos monocromáticos ou multicoloridos de pássaros e flores, fazendo uma graça de passarela.

. O inverno 2012: Alguns felizes retornos marcaram este inverno de João. É o retorno da imagem que gosta tanto, mais barroca e trabalhada (mas controlada, em relação a seus desfiles pré-SPFW). É o retorno de uma vontade por um trabalho manual nos tecidos. E o retorno do seu olhar a uma imagem mais voltada ao masculino do seu universo, em contraponto a algumas apresentações passadas, onde a balança pendia mais para o outro lado, e principalmente ao controverso verão passado.

Inspirado na imagem surreal dos Steampunks, tribo que mistura o passado estético do século 19 com um futuro idealizado então, João ativa uma série de construções nos clássicos da alfaiataria dos rapazes. Coletes em jacquard aparecem ao lado de bons paletós ajustados ao corpo na medida, alguns com golas e mangas em outro material, como couro bovino com pelagem, e com recorte em V depois do último botão, deixando aparecer a cintura alta das calças e a sobreposição de camisa e colete.

Para não falar que nada veio do guarda-roupa delas: golas comportadas nas camisas e ombros arredondados foram importados do figurino feminino daquele século. As calças são ora justas (em couro pesado ou as ótimas skinny em malha superconfortável para o inverno), ora amplas, com os bolsos e pregueados que João adotou para si.

As saias longas, que lhe causaram tanta polêmica na última estação, continuam ali e soam ligeiramente destoantes em relação ao resto. Mas por um bom motivo: são sucesso nas araras da loja do estilista.

Empacotando todas essas peças, entra um trabalho precioso que João resgata, dos teares manuais, produzindo rústicos e desfiados e pesados tweeds de tons escuros, que dão graça maior às peças e são o mote maior da estação. E soam como boas respostas para quem dizia que João não sabe fazer roupa de homem.

Pontos de venda no Brasil: 6
Lojas Próprias: 1
Franquias: não
Multimarcas: 5
No exterior: não
E-commerce: não
Site: www.joaopimenta.com.br
Fonte: Assessoria de imprensa da marca

Notícias Relacionadas

Compartilhe este conteúdo

Enviar por E-mail